• Como o Inconsciente Molda Nossas Aflições

    348/2024 - Mente em Movimento
    348 - 2024 (13/12/2024)
    Mensagem

    Todas as nossas aflições são frutos de um determinado pensamento, e pensamento é algo que podemos mudar a qualquer tempo
    por que pensar no pior se você pode pensar o melhor?
    +348-018
    muita paz

    Reflexão

    Eu não tenho certeza se concordo completamente com a afirmação: "Todas as nossas aflições são frutos de um determinado pensamento", e nem com abordagem simples de mudança de pensamento a qualquer hora para eliminar o estado de aflição.

    Penso que a aflição seja um estado emocional caracterizado pelo desconforto. Considerando isso, talvez possamos questionar se todo estado emocional é precedido por um pensamento. Creio que não necessariamente.

    O Chat GPT nos diz que, no Modelo de Avaliação Cognitiva, os pensamentos precedem as emoções, entretanto, nos apresenta também o Modelo de Resposta Automática, em que as emoções antecedem os pensamentos. A inteligência artificial, entre outras coisas, nos diz ainda que "A interação entre emoção e pensamento é dinâmica e pode ser influenciada por fatores como contexto, experiências passadas e diferenças individuais."

    Tavez existam aflições que surjam no nosso campo de experimentação de forma automática, irrefletida e até inconsciente, baseadas em traumas, automatismos, valores culturais e entendimentos sobre a vida.

    Adicionalmente, quando lembramos que há pensamentos que ocorrem abaixo do nível da consciência, talvez a proposição feita comece a apresentar alguns desafios. Será que podemos estabelecer com facilidade um fluxo de pensamento consciente que se contraponha aos pensamentos inconscientes experimentados e que nos leve para outro estado emocional?

    Acredito que possamos buscar estados de regulação de nossas emoções através do pensamento, mas esta regulação talvez não seja tão simples devido à grande influência do inconsciente em nossas vidas e à força das emoções que nos arrebatam.

    Uma boa notícia, entretanto, é a ideia de que as emoções são passageiras e que, portanto, podemos atuar conscientemente para estabelecermos estados mentais mais favoráveis à calma e ao bem-estar.