Rumos e Tempestades: Lições de Vida em Mares Incertos
355/2024 - Sinais da Vida355 - 2024 (20/12/2024)MensagemTem horas que é preciso mudar o rumo, outras em que é preciso desacelerar.
Algum aprendizado existe em cada detalhe.
Saber captar as mensagens e o aprendizado é prevenir que uma situação desagradável se repita.
Preste atenção.
Ative sua intuição, a vida manda sinais.
Autoconhecimento é saber também decifrá-los, porque quanto mais nos conhecemos, mais conhecemos o outro e o universo, afinal, ele vive dentro de nós.
+355-011
muita pazReflexãoManter o rumo ou mudar de rumo? Acelerar, parar ou manter a velocidade com que estamos empreendendo nossas caminhadas?
Contornar tempestades, aguardar novos ventos, acelerar a jornada em determinados trechos da viagem e reduzir a velocidade em outros são ações naturais para todo aquele que navega pelos mares da incerteza e do desconhecimento. O mundo nos obriga a nos jogarmos na vida com elevadas cotas de impermanência e, portanto, nos obriga a vivermos a incerteza.
A todo tempo somos confrontados pelas urgências das tempestades e pelas calmarias do vento. A natureza nem sempre corresponde às nossas expectativas, se impondo sobre nós, exigindo mudanças de planejamento, desvios, reparos e até mesmo desistências. Talvez tenhamos projetado um destino certo em dado tempo e nos surpreendamos com as adversidades das calmarias ou com as quebras de equipamento causadas pelas tempestades.
Penso que a grande certeza sobre terreno desconhecido seja a impossibilidade de predição e de previsão. Planejamos o que terá que ser replanejado à medida que a vida siga seu curso e avancemos em nossas jornadas...
Diante das incertezas do tempo, arriscamos perder nosso rumo temporariamente e, até mesmo, de termos que seguir contra nossos objetivos devido à necessidade de garantirmos segurança e continuidade futura da jornada. De que adiantaria atravessar uma vigorosa tempestade e perder as condições de navegação?
Surpreendidos pelos eventos externos, replanejamos ou mantemos o planejamento original, mas precisamos reavaliar o planejado considerando os aprendizados que a vida nos força a realizar. Sucessos, insucessos e sucessos parciais nos entregam condições de realizar novos planejamentos com mais precisão, mas precisamos estar com as mentes e corações abertos aos aprendizados possíveis.
Mesmo as jornadas previsíveis, que acontecem sobre terreno conhecido e seguro, trarão ineditismos ao nosso entendimento sobre a vida.