O Presente Costurado: Razão, Emoção e o Nexo Universal
362/2024 - O Nexo da Plenitude362 - 2024 (27/12/2024)MensagemViver é: amar e estar plenamente no momento, fazendo o que o coração inspira.
+362-004
feliz 2025ReflexãoSob o conceito proposto, talvez algumas pessoas não vivam.
Sobrevivem apenas?
Viver, a meu ver, é buscar intenso nexo com o universo.
Atados ao futuro, seguindo em ritmos ansiosos e inseguros que tentam controlar a realidade presente para garantir ideações e sonhos, talvez nos escondamos na racionalidade controladora na tentativa de distanciamento das emoções e do coração.
Ancorados no passado, arrastamos culpas e remorsos enquanto tentamos fazer o tempo retroceder para evitar castigos e penas ou para garantir castigos justos. Nos cobramos pelo que não foi feito e nos negamos a seguir em frente buscando renovação. Presos pelo coração, fugimos da renovação.
Fisicamente vivendo no presente, projetamos ou lamentamos enquanto fugimos do presente para viver projeções de passado ou ilusões de futuro.
Comandados pelo coração que bate sem clareza do tempo e do espaço, talvez sigamos carentes da inspiração da razão e da consciência.
Estaríamos plenamente em que momento?
Talvez seja impossível viver sem considerar a costura dos momentos e a possibilidade de inovação sob a batuta conjunta da mente consciente, da razão e do coração.
Viver apenas o momento pode nos aprisionar na falta de significado e coerência que a continuidade oferece.
Se não sabemos para onde queremos ir, como dar significado a cada momento vivido isoladamente?
Se não temos consciência de nossas origens, como compreender cada momento isoladamente?
É claro, entretanto, que viver plenamente é diferente de viver exclusivamente. Talvez a plenitude de cada momento seja considerar que a plenitude só é possível quando evitamos a exclusividade e consideramos as conexões entre o que foi, o que é e o que será.
É neste contexto que me atrevo a dizer que todos nós vivemos, embora nem todos nós amemos ou sejamos capazes de estar ancorados em um determinado momento. Viver, a meu ver, é buscar intenso nexo com o universo.