136/2022

136/2022
dia do ano
136
Propósito em curso
mensagem

O único fracasso legítimo é aquele com o qual nada aprendemos.
+136-229
muita paz
 

reflexão

Sempre poderemos aprender e crescer de alguma forma diante dos movimentos ofertados pela vida.

Pensar em sucessos e fracassos exige sempre o referencial. 

Grandes fracassos diante de determinados objetivos podem trazer grandes sucessos sobre outras perspectivas da vida.

Grandes sucessos diante de certos objetivos podem significar grandes prejuízos e fracassos em outros campos da existência.

Por isso gosto muito de pensar na importância de termos nossos propósitos definidos com clareza, dirigidos para nosso próprio processo de crescimento e desprovidos da arrogância de que temos sempre que ser bem sucedidos.

Seremos capazes de aprendermos melhor com nossas ações, pensamentos e sentimentos se podemos comparar os resultados atingidos com os propósitos e com a intensionalidade com que nos movimentamos.

Por certo nossas ações sempre provocarão prejuízos em algumas áreas da vida e progressos e benefícios em outras. Talvez o mais importante seja tentarmos garantir que os bons resultados sejam atingidos em campos conectados aos nossos propósitos e que os prejuízos não sejam exageradamente dolorosos nos outros campos.

Mas nossa vida é sempre uma vida de riscos, de tentativas e de aprendizados. Não podemos garantir acerto completo naquilo que fazemos.

Somos capazes de garantir dedicação, esforço e geração de possibilidades. Como tudo isso se desdobrará na concretização de nossos objetivos foge de nosso controle. Aceitar este fato, aceitar nossa falibilidade e nossa fragilidade diante das forças do universo é vivermos com sabedoria.

Mesmo os grandes fracassos nos renderão aprendizados importantes e, no final das contas, fracassos só serão definitivos quando desistirmos de nossos objetivos.

Acredito que todo fracasso legítimo é fruto da tomada de consciência que nos leva a percebermos que nossos objetivos estão mal alinhados com nossos propósitos. Neste momento desistimos de perseguir com intento nosso objetivo e assumimos o fracasso que talvez seja até mesmo algo a ser celebrado.  De qualquer forma, representará um aprendizado.

Fora isso, o fracasso será sempre um estágio intermediário do processo de conquista em curso. Será uma parada necessária para reavaliarmos e nos posicionarmos mais estrategicamente para seguir tentando atingir nosso alvo. Será sempre um aprendizado.

reflexão

Sempre poderemos aprender e crescer de alguma forma diante dos movimentos ofertados pela vida.

Pensar em sucessos e fracassos exige sempre o referencial. 

Grandes fracassos diante de determinados objetivos podem trazer grandes sucessos sobre outras perspectivas da vida.

Grandes sucessos diante de certos objetivos podem significar grandes prejuízos e fracassos em outros campos da existência.

Mais Reflexões

Como podemos transformar incertezas e desafios inesperados em oportunidades de crescimento e aprendizado pessoal?
Como nossas escolhas e experiências moldam a identidade que acreditamos ser verdadeiramente nossa?
Como podemos encontrar coragem e propósito em meio à certeza da nossa finitude?
Como podemos equilibrar o amor infinito que sentimos com as limitações de tempo e atenção nas nossas relações diárias?
Como a conexão entre autoconhecimento e perseverança pode influenciar nossa capacidade de superar desafios e alcançar o crescimento pessoal?
Como podemos transformar a devoção em um compromisso pessoal que favoreça nosso crescimento espiritual e nos ajude a encontrar paz interior?
O que dá significado à sua existência? Uma reflexão profunda sobre fé e espiritualidade pode revelar respostas surpreendentes...
Como podemos realmente entender e influenciar a complexa interação entre nossos pensamentos e emoções para alcançar o bem-estar emocional?
Como podemos reconhecer e assumir o protagonismo em nossas vidas em meio às rotinas que frequentemente nos relegam a papéis de coadjuvantes?
Até que ponto a busca incessante por superação e realização de desejos pode nos afastar de nossa própria humanidade e nos levar a consequências irreversíveis?
Como podemos expandir nossa compreensão do amor para promover relações mais saudáveis e integrativas em nossas vidas?
Como podemos transformar incertezas e desafios do presente em oportunidades de crescimento e gratidão para o futuro?