277/2023 - Hierarquia no futuro

Image
Acordei Inspirado 277/2023 - Hierarquia no futuro
277/2023 - Hierarquia no futuro
dia do ano
277
Hierarquia no futuro
mensagem

Precisamos nos despedir da ilusão que somos os maiores, melhores e mais inteligentes, contentando-nos assim com o que somos, reconciliando-nos com a nossa estrutura e nosso caráter
+277-088
muita paz

reflexão

Ser maior. Esta é uma proposição interessante para refletirmos. Talvez esta busca esteja alicerçada pelo nosso ego, a parte insegura de nós que procura validação externa, aceitação e reconhecimento. Talvez ainda tenhamos dificuldade em nos reconhecermos grandes sem que isto signifique validação externa.

Maiores do que nós mesmos no passado em alguns aspectos, embora também possamos reconhecer muitos outros aspectos que podem ser melhorados, frequentemente seguimos esperando que nosso valor seja reconhecido e até mesmo nos impomos, violentamente, sobre a sociedade, exigindo este reconhecimento.

Acostumados aos padrões do macho alfa na natureza animal, talvez julguemos que cabe ao mais forte as melhores oportunidades e recursos, embora esqueçamos a pesada responsabilidade colocada sobre este membro da comunidade. Ao macho alfa cabe a responsabilidade de liderança, de defesa e de organização. 

Através da consciência de nós mesmos, do pensamento contínuo, da capacidade de raciocinar e também da habilidade de criar hipóteses; entre outras habilidades do ser humano; hoje somos capazes de avaliar nossas organizações sociais e de questionarmos os critérios que estabelecem autoridade e a hierarquia. Inicialmente usamos a força bruta, mas migramos para a inteligência, para o controle de meios de produção, para o controle de conhecimento e, mais recentemente, para o controle da informação.

Seguimos impondo à força nossas crenças, valores e verdades; mesmo quando coletivamente não são percebidas como características adequadas para a criação e manutenção de comunidades justas, plenas de bem-estar e capazes de gerar prosperidade e felicidade a todos os seus integrantes.

Há, entretanto, uma quantidade crescente e considerável de seres humanos que reconhece a pluralidade de habilidades e a impossibilidade de que apenas um pequeno grupo de seres as detenha e as use para comandar todo o coletivo. Questiona-se o modelo hierárquico, deseja-se mais participação coletiva e distribuição de recursos e de responsabilidades.

Sinto que há um jogo intenso em curso na humanidade. De um lado aqueles que desejam se impor à força, segundo algum modelo de crenças e valores; do outro lado estariam aqueles que desejam responsabilidades distribuídas, reconhecimento de igualdade e liberdade para escrever suas próprias histórias com respeito, responsabilidade e autonomia em uma sociedade que integra ao invés de separar e confrontar.

Não sei se "ser maior" é uma ilusão. Talvez seja um entendimento parcial da realidade; entendimento que considera convenientemente apenas alguns aspectos humanos para estabelecer hierarquias e controles. A certeza que carrego é a de que "os maiores" são, na realidade, inseguros quanto à própria identidade e esperam que os coletivos os reconheçam e lhes deem o direito de existir.

Que possamos abraçar nossas habilidades esplêndidas assim como aquelas ainda precárias. Talvez assim consigamos nos perceber como sujeitos em uma jornada de crescimento contínuo e superação de desafios, da mesma forma que todos os outros integrantes.

Talvez a nova sociedade tenha sua hierarquia baseada na capacidade de nos enxergarmos e ao outro de maneira igualitária. Neste contexto, os líderes reconhecidos pelo coletivo serão aqueles que se sentem seguros com suas fragilidades e incompletudes; aqueles que não necessitam de validação externa para sentirem-se bem e que se preocupam com o bem-estar coletivo.

reflexão

Ser maior. Esta é uma proposição interessante para refletirmos. Talvez esta busca esteja alicerçada pelo nosso ego, a parte insegura de nós que procura validação externa, aceitação e reconhecimento. Talvez ainda tenhamos dificuldade em nos reconhecermos grandes sem que isto signifique validação externa.

Mais Reflexões

Como podemos transformar incertezas e desafios inesperados em oportunidades de crescimento e aprendizado pessoal?
Como nossas escolhas e experiências moldam a identidade que acreditamos ser verdadeiramente nossa?
Como podemos encontrar coragem e propósito em meio à certeza da nossa finitude?
Como podemos equilibrar o amor infinito que sentimos com as limitações de tempo e atenção nas nossas relações diárias?
Como a conexão entre autoconhecimento e perseverança pode influenciar nossa capacidade de superar desafios e alcançar o crescimento pessoal?
Como podemos transformar a devoção em um compromisso pessoal que favoreça nosso crescimento espiritual e nos ajude a encontrar paz interior?
O que dá significado à sua existência? Uma reflexão profunda sobre fé e espiritualidade pode revelar respostas surpreendentes...
Como podemos realmente entender e influenciar a complexa interação entre nossos pensamentos e emoções para alcançar o bem-estar emocional?
Como podemos reconhecer e assumir o protagonismo em nossas vidas em meio às rotinas que frequentemente nos relegam a papéis de coadjuvantes?
Até que ponto a busca incessante por superação e realização de desejos pode nos afastar de nossa própria humanidade e nos levar a consequências irreversíveis?
Como podemos expandir nossa compreensão do amor para promover relações mais saudáveis e integrativas em nossas vidas?
Como podemos transformar incertezas e desafios do presente em oportunidades de crescimento e gratidão para o futuro?