Temporada 2025 de Reflexões

Nova temporada de reflexões

O carnaval estava chegando e com ele o fim de mais um ciclo intenso se aproximava, o segundo de 2025! Era final de fevereiro, ministrei a última aula do curso de férias que ministrei para o Grupo Rita de Cássia no Leblon.

Longas pesquisas e reflexões em 2024 me levaram a ocupar as noites de terça-feira de janeiro e fevereiro com um curso sobre Empreendimento Espiritual à luz da doutrina espírita. 

O carnaval significava a reta final de mais um projeto de estudos sobre O Livro dos Espíritos e meu coração já sentia falta das reflexões abertas do Acordei Inspirado, estrategicamente pausadas no final de novembro.

Eu queria retomar o ciclo de reflexões de 2024, encerrar os textos diários, mas me perguntava sobre meus objetivos para 2025 com o Acordei Inspirado.

Após anos trabalhando diariamente sobre as mensagens matinais enviadas pelo Bira, eu desejava algo novo. Eu havia caído em uma rotina tediosa e sentia que minhas ideias estavam se repetindo.

Mesmo vestidas com ensaios de uso de inteligência, diálogos com a filosofia, com a sociologia, com a psicanálise, com as religiões e com a música; minhas reflexões estavam parecendo vazias de significado.

Meditei bastante sobre o assunto e, mesmo mergulhado nas dinâmicas de encontros de estudo durante o carnaval, tive tempo para me propor um novo desafio. Eu encerraria o ciclo de 365 reflexões de 2024 e iniciaria uma nova fase.

O mês de abril estava começando quando alcancei as mensagens do Bira de 2025! 

Noventa dias de mensagens acumuladas...

Decidi chamar o ChatGPT e o DeepSeek para conversarem comigo sobre o universo de mensagens enviadas pelo Bira em 2025. Eu queria saber como as tecnologias poderiam me servir.

Reuni as mensagens de janeiro de 2025 e comecei a papear sobre elas com o ChatGPT.

Concluímos que as mensagens versavam sobre oito temas distintos e que seria possível olhar de forma diferente para aqueles conteúdos diários.

Eu desejava mais tempo para realizar outros projetos, mas não queria parar o projeto do Acordei Inspirado. Decidi que as trinta e uma mensagens de janeiro de 2025 poderiam render uma conversa diferente com o Bira.

Eu confiaria na capacidade analítica e de reconhecimento de padrões das inteligências artificiais e me proporia a escrever 8 artigos sobre o rico material enviado pelo Bira!

Assim nasceu esta nova fase do Acordei Inspirado, que liberará tempo para que eu transite com outras iniciativas que estão ardendo intensamente em meu coração.

Janeiro me levará a pensar sobre Espiritualidade e fé, Amor-próprio e autocompaixão, Emoção e equilíbrio emocional, Amor e relacionamentos, Crescimento pessoal e autodesenvolvimento, ação e serviço ao próximo, mudança e adaptação, Atenção ao presente e gratidão.

As mensagens de fevereiro me levarão a escrever sobre Amor e relacionamento, Espiritualidade e fé, Crescimento pessoal e autodesenvolvimento, Atenção ao presente e gratidão, Ação e serviço ao próximo.

Estou no meio de abril, não cheguei a compilar as mensagens de março, mas sigo meu exercício com algumas ideias em mente...

Pedi que as Inteligências Artificiais apontassem as dores relacionadas aos textos de cada tema identificado e que me ajudassem a pensar em uma estrutura de tópicos para o artigo de cada tema. Usei como ponto de partida as mensagens, pensei nos problemas e pedi que fosse sintetizado um parágrfo de conclusão que considerasse uma proposta de solução para o artigo considerando os textos diários daquele tema.

Desta forma, sigo agora para meu trabalho autoral. Considerar as mensagens enviadas, as dores apontadas, a estrutura de tópicos propostos e a solução identificada; para criar um texto repleto de minhas subjetividades, intuições e conhecimentos acumulados.

Pretendo fazer estes artigos com a mente e o coração aberto. Espero que vocês gostem da temporada 2025 de reflexões do Acordei inspirado.