• Despertar Crítico: Repensando o Papel da Educação na Sociedade

    327/2024 - Quebrando Moldes
    327 - 2024 (22/11/2024)
    Mensagem

    Quem acha que pode mudar alguém e faz disso um compromisso em sua vida, está precisando também de muita ajuda.
    +327-039
    muita paz

    Reflexão

    Fiquei pensando sobre esta necessidade de ajuda diante do compromisso de mudar alguém. 

    O próprio processo educacional em muitas culturas estaria precisando de ajuda?

    Acredito que sim. Ainda olhamos frequentemente para a educação como um movimento de formatação do aluno, visto como pessoa sem luz que deve receber a ilustração do professor ou do educador.

    Este debate é muito recente em nossa cultura brasileira e talvez ainda precise de muita atenção e algumas gerações para ser ajustado.

    A própria ideia de educação como treinamento e não como um processo de apoiar o aluno em seu processo de fazer-se pessoa, trazendo o melhor de si, ainda é vista em muitos espaços como uma heresia educacional.

    Quando vemos como tratamos pensamentos questionadores e a inovação em nossa sociedade, muitas vezes fico tentado a pensar que temos um plano nacional para extinguir a capacidade crítica e criativa das pessoas.

    Enquanto sociedade, procuramos treinar com excelência, mas evitamos que esta excelência abra caminhos para oposições, críticas e proposições de renovação. 

    Entretanto, eu não teria condições de afirmar com precisão qual é a natureza da ajuda de que nossa sociedade precisa.

    Ela estaria doente? Que exames precisaríamos realizar para fazer esta constatação?

    Em caso positivo, seria possível tratá-la de alguma forma?

    Que mudanças em nosso processo educacional seriam necessárias para abdicarmos deste compromisso com a imposição de formatos de pensamento e de comportamento?

    Desejamos realmente alterar a estrutura de domínio social? Este desejo seria uma visão utópica?