A Ajuda Autêntica: Desbloqueie a Criatividade e a Autonomia nos Outros
334/2024 - Ajuda Autêntica334 - 2024 (29/11/2024)MensagemTente ajudar sempre, mas livre-se do peso de escolhas que pertencem aos outros.
Cada pessoa vive um ciclo de aprendizado e crescimento.
+334-032
muita pazReflexãoAprender e crescer pressupõe que nos responsabilizemos por nossas escolhas, o que nos oferece a oportunidade para nos conhecermos melhor enquanto elaboramos nossas respostas mentais e emocionais para escolher e para lidar com as consequências de nossas escolhas.
Quando acessamos o relato e as decisões de terceiros, nos privamos de acessar a nossa própria subjetividade! Fortalecemos graus de dependência em relação aos métodos e valores externos a nós, aumentamos a submissão, reduzimos nossa autonomia. Constrangemos a fala autoral e autêntica.
Por tudo isso, vejo muita propriedade no conselho proposto.
Entretanto, como nós acolhemos os experimentos de aprendizagem e crescimento do outro?
A proposta é que devemos ajudar sem retirar do outro a responsabilidade das decisões e escolhas.
Mas o que fazemos com nossos julgamentos e condenações da ação do outro? Estaremos prontos para aceitar o erro do outro?
Será que somos capazes de celebrar o acerto do outro?
Nossas avaliações e recomendações, diante do insucesso ou da previsibilidade de insucesso do outro, podem despertar em nós um espírito crítico e consultivo que desautoriza e amedronta o outro em sua jornada, enquanto ressalta a nossa superioridade...
Como materializamos nossa ajuda? A tomada de decisão pelo outro pode se dar de diversas maneiras diferentes, inclusive pela oferta ou pela negação de nossa ajuda.
Por isso, diante das possibilidades de intervenção na ação do outro, me pergunto:
Qual será minha intenção quando ajudo? Busco reconhecimento, gratidão e reverência?
Qual será minha intenção quando busco ajuda? Quero terceirizar decisões e me isentar de responsabilidades?
O que acontece em meu coração quando decido pelo outro a título de ajuda?
O que acontece em meu coração quando aceito a decisão do outro a título de ajuda?
Penso que a busca por estas respostas pode nos conduzir ao encontro conosco, mas também ao processo de ampliação de nossa criatividade e autonomia, embora exija mais dedicação, além de nos impedir de terceirizarmos responsabilidades.