A Arte da Escuta: Expandindo o Coração para o Amor Universal
336/2024 - Além da Incerteza336 - 2024 (01/12/2024)MensagemSenhor, que possamos levar a vossa palavra de paz, exercitando sempre a escuta em nossos corações; uma escuta que nos enche de esperança e que alimenta a nossa fé.
Fortalecei-nos no vosso amor.
que assim seja.
+336-030
muita pazReflexãoRamana Maharshi disse certa vez: "Quando você sentir verdadeiramente esse amor igual por todos, quando seu coração se expandir tanto que abarca toda a criação, você sentirá que o mundo inteiro é sua casa".
É a partir desta afirmação que mergulho na reflexão proposta e três perguntas essenciais brotaram em meu coração enquanto me entrego ao sagrado.
O que escutamos, o que queremos escutar e como escutamos?
Penso que somos limitados em nossa capacidade de escuta, assim como somos limitados em todas as interações que tecemos com o universo. A observação da vida e as surpresas que acontecem durante a caminhada da vida me levam a crer que não escutamos tudo, embora sintamos que podemos ampliar os limites de escuta a níveis que estão além de nossas capacidades cognitivas atuais.
Mas o que perdemos ao escutarmos apenas o que conseguimos? Talvez nossas angústias e aflições existenciais, a nossa falta de paz, nasçam da impossibilidade de resposta para esta pergunta. Sinto que somos levados ao apego, à preservação do que conhecemos, em parte, pela incompletude vivida, que causa imprecisão e incerteza.
É provável que nossas palavras de paz, espelhadas no que percebemos das palavras de paz que ecoam no universo, carreguem incompletude e revelem o desejo de irmos além.
Exercitar a escuta e a contemplação talvez desenvolva a capacidade de vermos e escutarmos além de nosso ego, de contemplarmos o universo que não se limita à nossa pequena capacidade e compreensão, revelando nossa dimensão espiritual.
Esta revelação seria o fortalecimento que procuramos?
Acredito que sim.