• Prototipando o Futuro: Como a Gratidão Transforma Desafios em Caminhos

    344/2024 - Caminhos de Incerteza
    344 - 2024 (09/12/2024)
    Mensagem

    Gratidão é um sentimento que você pode desenvolver, caso decida entender que tudo tem sua razão de ser na preparação de um futuro melhor para si mesmo.
    Agradeça pela benção do dia, pela família, amigos; em tudo agradeça ao senhor.
    As decepções de hoje, amanhã serão compreendidas como soluções e novo caminho a seguir
    +344-022
    muita paz

    Reflexão

    As ocorrências da vida e os pensamentos alheios despertam nossos afetos em lugares variados, a depender de nossas histórias, das ocupações, da emoção, do foco que estamos mantendo, do que estamos fazendo...

    Hoje não foi diferente. Exatos sete dias de atraso entre o envio da mensagem e o momento que decidi me dedicar a ela, fiquei pensando se este atraso é solução incompreendida e um novo caminho, ou se será algum dia... 

    Amanhã, após a publicação, esta reflexão fará sentido, será inspiração, apontará caminhos e dará a impressão de certa predeterminação, de destino. Mesmo que hoje eu não entenda as conexões dela com as outras vivências recentes, amanhã ela será história determinante de quem serei. 

    Talvez as soluções surjam a partir do que vivemos, do repertório que possuímos e dos desafios que a vida nos apresenta momento a momento. Talvez não exista uma orquestra organizando misteriosamente tudo o que nos acontece e predeterminando o futuro. Confesso que esta via de compreensão tem feito muito sentido para mim nos últimos anos.

    Penso que a reflexão sobre nosso passado faz com que desejemos algo e construamos nossas intensões de futuro, intensões que mobilizam nossas mãos no presente, mas que trazem o sabor da aventura, do mistério, das descobertas e da criatividade.

    Se mantivermos nossas intensões à vista por tempo suficiente, escreveremos presentes favoráveis à renovação que podem, ou não, materializar o futuro sonhado, mas que sempre estarão ligados ao novo presente. 

    Guiados pelo que fomos e pelo que queremos ser, todas as emoções, sentimentos, ideações, expressões, silêncios e ações concorrerão, de alguma forma, com o que seremos em breve. O futuro sempre será consequência do que somos agora e, talvez por isso, sempre compreenderemos o que foi vivido como solução e novo caminho, embora hoje não sejamos capazes de dar este significado de solução.

    Quando olhamos em retrospectiva, somos capazes de escrever narrativas em que todas as ocorrências se justificam e se encadeiam, talvez por isso o termo solução não seja o mais adequado para pensarmos sobre o que fizemos e não compreendemos plenamente enquanto fazíamos. Talvez possamos pensar em ensaios ou prototipações. Por isso, eu afirmaria:

    As decepções, vitórias e indiferenças de hoje, amanhã serão compreendidas como protótipos de nosso desejo, ensaios lógicos e necessários que passam a apontar para novos caminhos a seguir, caminhos que não existiam no passado.

    É neste sentido que nascem em meu coração a confiança e a gratidão. Ferramentas que me ajudam a manter o ânimo nos tempos frequentes de incerteza, de imprecisão e de medo diante do futuro.

    Grato pelo que foi, aceito a incerteza do que será e me mantenho em movimento. Consciente de que não tenho controle sobre o futuro, aceito me significar no presente e esperançar futuros possíveis que são, muitas vezes, imprevisíveis. 

    Olhando de maneira otimista para o passado e vivendo intensamente o presente inspirado pelo desejo, mas não limitado a ele, caminho vivendo gratidões diante de tudo o que a vida me oferece.