• Coragem e Finitude: Enfrentando a Vida com Propósito

    353/2024 - Coragem e Propósito
    353 - 2024 (18/12/2024)
    Mensagem

    Coragem, eis do que necessitará hoje e sempre para enfrentar a si mesmo ante os embates do cotidiano.
    Antes das batalhas, dialogue consigo mesmo, acalme-se, respire profundamente e com calma, busque a fonte de força maior, que é Deus, banhe-se na oração e, em seguida, aplique-se ao seu dever.
    +353-013*
    muita paz

    Reflexão

    Acredito que duas certezas estejam sempre no centro de nossas atenções humanas, provocando manifestações na vida. 

    A certeza de nossa finitude talvez seja a certeza mais potente de todas. Embora não se manifeste da mesma forma para todas as pessoas a todo tempo, não há como escapar da finitude, constatação largamente comprovada em 100% das vidas humanas que deixaram marcas em nosso planeta. Todos, mais cedo ou mais tarde, atravessarão o encerramento das atividades vitais do corpo.

    Uma visão

    Diante da finitude, entretanto, carregamos uma segunda certeza que gera sentido para muitos seres humanos. Embora eu não tenha certeza para afirmar que todos nós carregamos a crença de que podemos viver uma vida melhor do que a que vivemos, percebo fortemente esta certeza manifestando comportamentos em muita gente. A indicação do que digo talvez possa ser constatada no movimento constante de progresso de nossas sociedades e nos esforços coletivos que realizamos para superar a nós mesmos e às adversidades que o planeta oferece.

    As respostas que damos diante da morte e da possibilidade de progresso enquanto ela não nos alcança são variadas. Há quem as confronte, há aqueles que trabalham intensamente a partir delas e há quem simplesmente siga o fluxo da vida tentando fazer com que elas não sejam elementos ansiogênicos. Entre estes polos existem infinitas possibilidades.

    Falar de coragem neste contexto, diante de embates cotidianos da vida enquanto a morte não chega, talvez signifique dizer que estamos surfando a vida com entendimentos de urgência, de inexorabilidade do fenômeno morte e de insatisfação diante do que vivemos.

    Podemos viver melhor, queremos viver melhor e lutamos contra o tempo para viver melhor, embora saibamos que a vida é finita e não haja certeza de sucesso. 

    Assumir a escolha de viver uma busca de algo com propósito, mesmo estando cientes de que talvez não consigamos atingir o objetivo, exige coragem. 

    Olharemos à nossa volta e questionaremos o sentido de tantos esforços e conflitos. A dúvida estará sempre à espreita, trazendo incerteza sobre nossas escolhas e nossos corações baterão mais forte sempre que a intensidade das dores aumentar, ou a escassez de recursos, de tempo e de vida se tornar mais evidente.

    É neste momento de angústia nascida da escassez, da incerteza e da inexorabilidade da morte que vejo nascer a recomendação do texto. 

    Olhar para dentro para reconhecer as esperanças, desejos e propósitos que nos guiaram até o momento vivido, reconhecer vitórias e derrotas, constatar aprendizados e vitórias pode fortalecer nosso ânimo e acender a chama do aventureiro que confronta a morte em busca de realizações.

    Penso que, ao nos conectarmos com este espírito de ampliação no tempo que nos motivou e motiva, encontraremos a centelha inicial de todo o processo de busca e poderemos nos inspirar nela.

    Neste trajeto de interiorização e de busca de inspiração, talvez possamos estabelecer conexões diretas entre a centelha inicial que nos incita a confrontar a vida, mesmo sabendo de sua finitude, e o princípio gerador de tudo, a que alguns nomeiam Deus.

    Diante deste caminho de entendimento, outra forma de gerarmos força e motivação para seguir em frente com coragem seria a oração, quando buscamos conexão com o divino e, através desta conexão, acessamos a centelha inicial que reside em nós, percorrendo todo o caminho interno até que possamos expressar o que nos move por ações, pensamentos, sentimentos e silêncios carregados de propósito e de vida.

    A tensão entre necessidade e finitude é um elemento gerador de ansiedade capaz de sequestrar nossa atenção e desvirtuar nossa jornada. Por isso, diante da tensão estabelecida, seja por um caminho ou por outro, percebo a importância de buscarmos o recolhimento para acalmarmos nossos corações diante das urgências que nos afetam e reconheço a importância do sagrado para nos reconduzir à vida com propósito.