• Propósitos, histórias e projetos

    116/2024 - Propósitos, histórias e projetos
    116 - 2024 (25/04/2024)
    Mensagem

    *Algumas histórias nascem para ser curtas, mas isso não diminui sua beleza nem sua importância*.
    *+116-250*
    *muita paz*

    Reflexão

    Senti certa dissonância cognitiva no peito em relação ao pensamento proposto. Carrego a ideia de que histórias não nascem como os projetos, como declarações a serem cumpridas.

    Minha relação com as histórias está conectada ao olhar em retrospecto, quando pensamos o passado e estabelecemos uma linha narrativa para apresentar quem somos e explicar porque somos.

    Propósitos, intenções, objetivos, metas e planejamentos compõe a base de ações conscientes e inconscientes, bem sucedidas ou fracassadas, que ganham diversos significados à medida que o tempo passa, nos permitindo melhor compreensão sobre quem somos e o que nos move.

    Assim nascem as histórias em meu coração...

    Belas e esteticamente complexas, elas, as histórias, são o enunciado de quem somos no momento em que as articulamos, mas também uma declaração relacional que visa promover nossa conexão com o mundo.

    Espera-se que exista coerência entre história, propósito e ação na vida, embora isto raramente ocorra.

    Este estranho fenômeno talvez ocorra pela forte presença de nosso inconsciente, da falta de autoconhecimento, da pequena maturidade e da falta de transparência entre desejo e ação.

    Dissimulamos, vestimos máscaras, evitamos falar de nossos desejos, evitamos julgamentos e tememos a competição. Mas, talvez, nem tenhamos consciência plena de nossas motivações...

    Assim, eu não poderia dizer que histórias nascem para ser curtas. Talvez nasçam curtas, e sirvam para justificar intenções e projetos de realização igualmente curtos. 

    Intenções e histórias acabam fundamentando, talvez até justificando, nossas ações, conscientes e inconscientes; movimentos criativos de um sujeito singular que expressa toda a sua beleza através das relações com a vida.